Nesse passo vamos encontrar qual é o indice pluviométrico (intensidade de chuva) da cidade onde estamos projetando.
A NBR 10844 fornece informações referentes a intensidade pluviométrica em algumas cidades, correlacionando essa informação com o periodo de retorno.
Período de retorno, é um dado que refere-se de quanto a quanto tempo aquela mesma intensidade pode acontecer.
Por exemplo: a cidade de CABO FRIO/RJ, todo ano tem muita probabilidade de acontecer uma chuva de 113mm/h, a cada cinco anos pode ter uma chuva de 146mm/h e a cada 25 uma chuva 218mm/h.
Caso a cidade onde você está trabalhando não esteja na tabela da NBR, você pode procurar essa informação em sites oficiais do governo ou utilizar a intensidade pluviométrica de uma cidade próxima (nesse caso, eu sugiro uma majoração no valor de 30%).
Para o dimensionamento da calha pluvial, particularmente, tenho uma preferência em adotar período de retorno de 25 anos, mas também pode ser adotada a seguinte lógica:
Segundo a NBR 10844 – Item 5.1.2: O período de retorno deve ser fixado segundo as características da área a ser drenada, obdecendo ao estabelecido a seguir:
- T= 1 ano, para áreas pavimentadas, onde empoçamentos possam ser tolerados;
- T= 5 anos, para coberturas e/ou terraços;
- T = 25 anos, para coberturas e áreas onde empoçamento ou extravasamento não possa ser tolerado.
como eu consigo um coeficiente de rugosidade de uma calha de pvc?
Na presente publicação, disponibilizei o download da NBR-10844. Na tabela 02 da NBR-10844, é possível encontrar o coeficiente de rugosidade para plástico. Recomendaria que você considere a adoção desse mesmo valor para calha de PVC.
Excelente trabalho!
ola, muito bom o trabalho, existe uma norma que especifica a espessura para fabricação de calhas galvanizadas?
Olá, meu amigo! Obrigado pelo comentário.
Desconheço uma norma que especifique a espessura para a fabricação de calhas galvanizadas de forma específica. A escolha da espessura fica a critério do projetista, e essa decisão varia conforme o formato da calha e a distância entre os apoios/fixações.
As espessuras mais utilizadas são as chapas #24 (0,65mm) e #26 (0,5mm).
MATERIAL MUITO ÚTIL , POIS TEMOS PROBLEMAS CONSTANTESCOM AS CALHAS
Obrigado meu amigo, abraços.
Olá, tudo bem? onde encontro a informação de quantos cm a telha deve adentrar na calha? deixando o mínimo de largura útil para a água ir para a calha?
Desconheço literatura técnica que aborda essa informação, em meus projetos quando a calha é de 15cm eu indico que a telha adentre 5cm, com calhas iguais ou superiores a 20cm de largura eu indico que a telha adentre 10cm. Não costumo trabalhar com calhas inferiores a 15cm.
Bom dia. Por favor se a agua do ar condicionado cair na calha galvaniza danifica a mesma?
Bom dia!
A água do dreno do ar-condicionado, por si só, não causa danos à calha galvanizada, desde que a calha seja de boa qualidade e com uma galvanização adequada. No entanto, se a calha for de baixa qualidade ou já apresentar falhas no revestimento, o contato constante com a água do ar-condicionado pode acelerar o processo de corrosão a médio prazo.
Vale destacar que, em casos como esses, até mesmo a água da chuva, ao longo do tempo, poderia causar o mesmo efeito devido à baixa resistência da calha. Portanto, é fundamental utilizar materiais de qualidade para garantir maior durabilidade.
Olá, parabéns pelo artigo, está excelente! Só para não ter dúvidas: a área da tabela de dimensionamento é referente à área de contribuição, e não um valor a ser inserido na fórmula, certo? Abraços!
Obrigado pelo comentário amigo, sim, a área da tabela simplificada já é a área da contribuição.